O “Caminhos para Adoção”, do Projeto Aconchego - Grupo de Apoio à Adoção, Brasília/DF, concluiu a 1ª Capacitação para a preparação das crianças e dos adolescentes para adoção, destinada a profissionais que cuidam dessas crianças durante o acolhimento, antes de serem adotadas. As capacitações fazem parte do projeto apoiado pelo Criança Esperança em 2010.
Durante oito horas de oficinas, foram discutidas questões consideradas fundamentais para a preparação da criança e do adolescente para adoção, como o rompimento dos vínculos com a família de origem, a preservação de sua história, os cuidados com essa criança no período de acolhimento, a construção de novos vínculos com a família adotiva e a importância dos rituais de despedidas e separação dessas crianças e adolescentes de seus cuidadores e amigos.
O grupo contou com a participação de 17 profissionais, entre psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, educadores da rede de acolhimento e de órgãos como Vara da Infância, Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e Juventude, Conselho Tutelar e CRAS. As oficinas foram conduzidas pelas psicólogas Maria da Penha Oliveira Silva e Dirce Barroso França, da OSCIP Berço da Cidadania, e Soraya Kátia Rodrigues Pereira do Projeto Aconchego – Grupo de Apoio a Adoção.
A preparação gradativa da criança para adoção é uma das determinações do Estatuto da Criança e do Adolescente e o “Caminhos para Adoção” propõe em uma de suas frentes de trabalho que os profissionais que cuidam da criança ou do adolescente se capacitem para acolher adequadamente a criança, levando em consideração a importância da preservação da sua história de vida, bem como saber lidar com os conflitos e angústias típicas nos processos de adoção.
As próximas oficinas serão realizadas em maio e junho e já contam com mais de 60 inscrições. Maiores informações podem ser obtidas através do site: www.projetoaconchego.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário