quinta-feira, 8 de julho de 2010

PROJETO ACONCHEGO, EM PARCERIA COM O CRIANÇA ESPERANÇA, PROMOVE CURSO DE PREPARAÇÃO PARA A ADOÇÃO



No dia 22 de maio foram finalizados os primeiros grupos de preparação para adoção do Projeto Aconchego, apoiado pelo Criança Esperança em 2010. Os grupos são formados a partir do encaminhamento de pessoas interessadas na filiação adotiva pela Seção de Adoção da 1ª. Vara da Infância e da Juventude do DF e constituídos de forma diversificada: pessoas com diversas idades, de diferentes classes sociais e níveis educacionais. Nas reuniões são refletidas questões sobre motivações, sentimentos, dúvidas, fantasias e dificuldades que podem surgir com a chegada da criança em seu novo lar. Ao final do curso, ficam claras as mudanças de postura e o aumento de perspectiva que os participantes obtiveram durante os encontros. 

Dentre os vários temas discutidos, o depoimento de Leandro e Fabiana Gadelha, pais adotivos de Miguel, portador da Síndrome de Down, foi um dos destaques. A família, com muita emoção, relatou sua vivência e fez o grupo refletir sobre a adoção de crianças com deficiência. “De repente encontrei meu filho atrás de sua deficiência. Experimentei um amor incondicional, terno e infinito e isso me faz a pessoa mais feliz e plena do mundo” – afirma Fabiana. 

O projeto trabalha com crianças abrigadas e ajuda a capacitar pessoas com o acompanhamento de psicólogas. O objetivo é esclarecer dúvidas e estimular a adoção legal. Ao todo, foram seis encontros semanais, com 93 pessoas encaminhadas à 1ª. VIJDF para a realização do estudo psicossocial e possível inserção no cadastro DF e nacional da adoção. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário