sábado, 12 de fevereiro de 2011

O Instituto Apice Down foi criado por pais que têm filhos com síndrome de Down. A entidade está lançando um curso de pós-graduação para profissionais da área de saúde e educação.





Segundo o Ministério da Saúde, a cada ano nascem cerca de oito mil bebês com Síndrome de Down. Sua ocorrência é resultado de alterações no cromossomo 21 que normalmente afetam o pleno desenvolvimento da criança, que possui um ritmo diferenciado podendo prejudicar sua qualidade de vida em todos os ciclos se não for acompanhada por especialistas.

A maioria das pessoas com síndrome de down não tem ou tiveram acesso a centros especializados devido aos altos custos, reduzidas opções e ausência de políticas públicas de saúde e educação para esse segmento. Por isso, com o objetivo de difundir e popularizar as técnicas de estimulação precoce além das que identificam e tratam as doenças pré-existentes, será iniciada em 11 de fevereiro a pós-graduação Abordagem Interdisciplinar em Síndrome de Dow, primeira no país a abordar o assunto de forma tão específica.

Promovida pelo consórcio institucional CETREX – Extensão e Pós-graduação em Saúde, Rede de ensino JK, CEPEC/SP - Centro de Estudos e Pesquisas Clínicas de São Paulo e a Organização Social Instituto Ápice de Saúde, a pós-graduação (lato sensu) Abordagem Interdisciplinar em Síndrome de Down é coordenada pelos médicos reconhecidos nacionalmente pela experiência no cuidado em saúde das pessoas com a síndrome, Dr. Zan Mustacchi (pediatra e geneticista de SP) e pelo Dr. Dennis Burns (pediatra e imunologista do DF).

A Pós-graduação em Síndrome de Down terá como público alvo os profissionais de saúde e educação com o principal objetivo promover a formação integral do profissional, visando o desenvolvimento de um paradigma inclusivo e humanizado. O corpo docente do curso será composto por especialistas do Brasil e do exterior, trazendo as inovações no atendimento aos downs e estágio supervisionado em São Paulo (CEPEC) e Brasília (Clínica Social Júlia Quadros).

A renda obtida será destinada para o Ápice Down, espaço dinâmico e interdisciplinar de promoção de qualidade de vida e estimulação essencial para as pessoas com Síndrome de Down .

Informações:
Instituto Ápice em Saúde -  (61) 3202.9189 - 9106.6299

Link da reportagem da Rede Globo sobre o Instituto Ápice:

Fonte: Rede Globo Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário